domingo, 27 de maio de 2012

Porque tantas distribuições Linux ?


Perguntas freqüentes sobre porque existem varias distribuições Linux, para responder isso temos que voltar um pouco no tempo e entendermos o porque do surgimento do projeto GNU movimento organizado por Richard Stallman,
mais conhecido como software Livre, hoje Free Software Foundation.

A Free Software Foundation considera um software como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários:

Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;

Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;

Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Como acima podemos ver que estas são uma das questões que levaram a existência de varias distribuições existente nos dias de hoje, qualquer pessoa que queira desenvolver sua própria distr. pode deste que respeite as 4 liberdades imposta pelo movimento software livre, e devido a isto que temos tantas distr. para atender varias finalidades especificas que foram surgindo, cada qual com uma particularidade, o que temos de entender é todas por mais que tenham focos diferentes possuem o mesmo Kernel o resto é como dizem perfumaria que muitas vezes fazem a diferença.

Referencias:


http://br-linux.org/faq-softwarelivre/



Nenhum comentário:

Postar um comentário